Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA - Blog do ItamarTRAMPOLIM – Adotada como um trampolim político, a eleição municipal é utilizada também para fortalecer projetos políticos de algumas lideranças que postulam a Câmara dos Deputados ou a Assembleia Legislativa. 2022 está bem aí e não precisa ir longe para entender que o resultado do pleito eleitoral cacifou um magote de deputados para a permanência do cargo no Legislativo. Alguns prefeitos que encerraram o mandato se articulam para disputar vaga na Alepe para continuar sua atuação. Esse cenário é comum porque geralmente, na busca por progressão em capital político, primeiro se almeja ser eleito vereador, depois prefeito e na sequência, deputado. Podemos citar nessa linha de raciocínio, o saudoso afogadense Antonio Mariano de Brito. Oriundo do sítio São João, o cavaleiro da Paz, foi vereador, prefeito e deputado estadual por quatro mandatos. Da nova geração, Aline Mariano sua filha, bem que tentou por duas vezes a Alepe, mas conseguiu assento. Mariano entra para história como o político pajeuzeiro que acumulou mais mandatos, num decurso de tempo de 26 anos.

*********************************

FORTALECIDOS – Por falar em Alepe, os deputados florestanos, Rodrigo Novaes (PSD) e Fabrízio Ferraz (Progressista) saíram fortalecidos em 2020. Depois de acompanharem de perto as campanhas políticas em alguns municípios e apoiarem as principais lideranças, ambos fizeram um balanço positivo do resultado das eleições municipais. Para os prefeitos que vão atuar pela primeira vez e tomaram posse em 1º de janeiro, eles desejaram sucesso e garantiram apoio no trabalho em parceria. Aos que não foram vitoriosos, Ferraz e Novas elogiaram na afirmativa de que são pessoas comprometidas com o bem público e que continuarão a trabalhar em prol de suas comunidades independente de um cargo político. Dois grandes políticos!

*********************************

COLUNA DO MEIO – Nos municípios do entorno de Floresta, Rodrigo Novaes (PSD) conseguiu eleger os prefeitos de Petrolândia, Ibimirim e Inajá. Já Fabrízio Ferraz (PP) foi exitoso em Jatobá, Belém do São Francisco e Itacuruba. Interessante é que a prefeitura de Floresta, terra natal dos deputados, é governada por um grupo político independente, liderado pela prefeita Rorró Manioçoba (PSB) que concorreu o pleito eleitoral, contra um candidato apresentado pela família Ferraz, que foi Favinho e outro apresentado pela família Novaes, que foi Gustavo. Na disputa pela prefeitura, entre um e outro, o povo preferiu optar pela deu coluna do meio…

*********************************

SEM REPRESENTANTE –  Com quase 40 mil habitantes, a cidade de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, poderá ficar sem nenhum representante da cidade na Assembleia Legislativa ou na Câmara dos Deputados em 2022. Faz muito tempo que a cidade, não elege nenhum deputado estadual ou federal. O último parlamentar afogadense foi Antonio Mariano de Brito. O ex-prefeito, José Patriota seria uma opção com reais chances de ocupar uma cadeira na Alepe, mas não demonstra interesse na disputa. Caso não aceite encarar o desafio, o cenário será drástico nas eleições gerais de 22, isso porque os afogadenses terão que votar em nomes de fora. Uma cidade que não possui deputados eleitos pode sofrer vários problemas, como a dificuldade para ter atendidas as demandas junto ao governo do estado e à presidência.

*********************************

OXE! – A notícia de que o médico e ex-deputado estadual, Edson Moura (Sem Partido) teria sido incentivado por um grupo de empresários a concorrer uma vaga na Assembleia Legislativa de pernambuco – Alepe, pode até proceder, mas é quase certeza que este não seria candidato em hipótese nenhuma. Em outros tempos, quando Moura acalentava o desejo de voltar a política, firme e forte, menos idade e mais saúde, descartou dezenas de convites, imagine hoje. É perda de tempo, alimentar uma possibilidade pra lá de impossibilitada  e longe de êxito…

*********************************

ASSUMIU – O major PM Vanderley assumiu o comando da 1ª Companhia da Polícia Militar localizada na Rua Henrique Dias, em Afogados da Ingazeira, substituindo o Tenente Ademilson que está de licença. O oficial que já atuou em outras unidades estava respondendo pelo subcomando do 23º BPM. A nomeação de Vanderlei a frente da 1ª CPM, não somente a PM ganha, mas a população, pois, continuará no mesmo nível de administração e operacionalidade.

*********************************

MADÁ 2022 – A ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PSB) atendendo aliados políticos, pode ser candidata a deputada nas eleições gerais de 2022. Líder forte na terra do Cardeal, Madá está avaliando o clamor dos entusiastas. Arcoverde está sem representação na Assembléia Legislativa de Pernambuco – Alepe e na Câmara Federal, desde 2018, já quer Zeca Cavalcante (PTB) e Eduíno Brito (Podemos) não conseguiram se reeleger. O pleito de 2018 contou ainda com outros nomes da terra concorrendo mandatos legislativos, como Cybele Roa, Luciano Pacheco e Israel Guerra. Zeca foi eleito deputado federal em 2014 e Eduíno conseguiu assento na Alepe. Com um prefeito aliado, e a estrutura de um grupo político organizado, Madá figura como o nome de grande potencial político e chances reais de se eleger deputada…

********************************

Pular para a barra de ferramentas

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4755

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4755