Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

MIDIÁTICO – Ungido, em 2018, como candidato a deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), João Campos foi um sucesso midiático, pegando carona na imagem do pai, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Eleito com a maior votação do estado, nem bem assumiu o mandato na Câmara, o seu nome já estava sendo trabalhado para a sucessão de Geraldo Júlio que vinha capengando com uma gestão desastrosa, em meio a denúncias e polêmicas. João bateu a prima Marília nas urnas e agora governa Recife com um fluxo de informações midiáticas que não tem quem esbarre. Basta um post nas redes sociais para a grande mídia do estado repercutir, ampliar e transformar rapidamente em produção jornalística. A Ascom do dito cujo nem precisa produzir releases, porque a própria imprensa cata das suas redes sociais. Se Dória foi midiático, o leitor verá pela frente Joãozinho botando pra quebrar!

*******************************

ABRE O OLHO NICINHA!  – Por falar em mídia, a prefeita de Tabira Nicinha Melo (MDB) não pode incorrer na mesma falha do ex-prefeito Sebastião Dias que não teve uma boa relação com imprensa e saiu com a imagem pra lá de desgastada. O camarada anda em Tabira e encontra algumas ações realizadas, mas o marketing ficou bem longe de alcançar grande parte da população local e muito menos regional. Se restringir a um programa institucional de rádio ou a um site institucional sem ampla visibilidade é passar manteiga na venta de gato. Fica a dica!

*******************************

DEFERENTE OU DIFERENTE? – O presidente da Câmara de Afogados da Ingazeira, Rubinho do São João (PSD) tem recebido a constante visita do ex-presidente Igor Mariano, agora Secretário de Governo. O motivo: receber informações sobre os atos e fatos administrativos da Casa. Recém-empossado, Rubinho está perdido como cego em tiroteio e precisa saber como estão as coisas para adotar algumas medidas. Rubinho está tomando conta do custo de manutenção, despesas a pagar e até compromissos que foram firmados pelo antecessor que podem encerrar este ano. O que irá continuar operando na Casa Legislativa? O serviço jurídico e contábil deve permanecer com a equipe de Triunfo, mas o que não irá faltar serão as velhas críticas, como aconteceu com o anúncio de que o tabirense Flávio Marques estaria a frente da Guarda Municipal e do Trânsito local. Rubinho deve dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Igor, isso não tenha dúvida, agora a sua gestão acredita-se que será bem diferente.

*******************************

INCHAÇO – Nos bastidores comenta-se que várias cidades de Pernambuco em que o prefeito fez o sucessor, a coisa é pra lá de é delicada por conta do inchaço de cargos públicos deixado por muitos deles. Alguns até pontuam que um dos motivos da falta de manutenção na infraestrutura das cidades é o volume das despesas para manter a estrutura dos órgãos municipais. Pra se safar, os novos prefeitos terão que fazer mágica para controlar a situação…

*******************************

BEM PLANEJADO – Na região do Pajeú, bem como noutras áreas do Estado, os novos prefeitos precisam de um orçamento bem planejado e executado com zelo. Uma boa gestão assim se faz. A prefeitura tem que fazer muito pela população, não se escondendo das suas responsabilidades. O orçamento municipal não é ostentoso. Pelo contrário, é apertado. Mas as ações municipais estão sempre presentes na vida do povo. É algo que precisa ser reconhecido!

*******************************

SUFICIENTE – Paulinho Jucá, secretário municipal de Saúde de São José do Egito tem sido visto como um bom candidato na disputa a uma das vagas na Assembleia Legislativa. Sem dúvidas terá uma votação expressiva, partido do pressuposto de que poderia contar com as cidades do entorno da terra da poesia, como Itapetim, Brejinho, Tuparetama e Santa Terezinha e quem sabe Sertânia. A questão é: será o suficiente para lhe garantir uma cadeira na Alepe?

*******************************

MIDIOU… – O pouco tempo que utilizou sites de notícias e redes sociais, o ex-vereador Gleybson Martins, que disputou a prefeitura de Carnaíba em 2020 pelo Podemos, conseguiu desgastar um pouco da imagem da gestão do prefeito Anchieta Patriota (PSB) que numa eleição acirrada foi exitoso no pleito. Gleybson que não dispunha do aparato econômico, utilizou dois blogs e suas redes sociais. Nesse ínterim, Anchieta relaxou nas publicações, talvez pelo excesso de confiança e com base em pesquisas eleitorais, foi onde o adversário surfou à vontade e cresceu durante a campanha. Ele pode até apresentar outros argumentos, mas uma das grandes falhas da gestão foi não ter mantido o bom trabalho de marketing… Em gestões anteriores, o barbudo foi mais cuidadoso com a imagem do governo. Ele foi um dos prefeito do Pajeú que marcou parceria com a maioria dos produtores de mídia digital da região (blogs).

*******************************

NADA BOM PARA DUQUE- Na imprensa regional, o assunto recorrente foca na eventual mudança no secretariado do governo da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) que vai mexer em pessoas próximas ao ex-prefeito, Luciano Duque, como é o caso da ex-primeira dama Karina Rodrigues, que após ser anunciada pela prefeita como nova Secretária Municipal de Saúde, trocará a pasta pela Assistência Social. Estratégia ou não de Duque, a troca não foi nada bom para o ex-prefeito, isso porque Karina terá menos visibilidade, afinal, foi justamente na pasta da saúde que Márcia Conrado se projetou. Já que pensa disputar uma vaga de deputado, o ideal seria a esposa com o comando da saúde. Para muitos foi um baita tiro no pé…

*******************************

LEI DO RETORNO – Por falar nisso, a mesma luta que fez Luciano Duque para emplacar  a ex-Secretária de Saúde, Márcia Conrado como candidata a sua sucessão agora em 2020, fez também o ex-prefeito e médico, Carlos Evandro em 2012, quando enfrentou o governador à época Eduardo Campos, o ex-deputado Inocêncio Oliveira e forças políticas locais, mantendo Duque na linha de frente. No final, Duque venceu e poucos meses após assumir a gestão rompeu com Evandro. Se a lei do retorno valer, o petista poderá sofrer o mesmo drama…

*******************************

Pular para a barra de ferramentas

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4755

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4755