Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

ELEIÇÕES 2022

Estamos a um ano e meio da eleição para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Pode parecer que está longe, porém, muitos já iniciaram a contagem regressiva e já se organizam para a disputa  eleitoral. Para o Palácio as pré-candidaturas ainda não foram anunciadas, mas alguns nomes aparecem em destaque, como é o caso do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), da deputada federal, Marília Arraes (PT) e do ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), este último, o provável nome da sucessão do governador Paulo Câmara (PSB). O cenário atual dá mostras de que 2022 será uma eleição mais disputada que 2018, devido a vários fatores, entre eles, o sentimento de renovação e a elegibilidade do ex-presidente Lula (PT), que se vier a disputar a eleição, influenciará bastante nos resultados.

*********************************************

ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO…

Em meio a pretensões individuais de alguns partidos da oposição, articulações ainda difusas indicam que não vai ser fácil conciliar uma unidade para as eleições gerais do próximo ano. Podem até não trilhar em rumos distintos, mas já se especula uma possível aliança entre o PSB de Paulo Câmara com o grupo político do senador Fernando Bezerra Coelho. Filiado ao MDB de Raul Henry, FBC controla algumas legenda no estado, como é o caso do DEM e do PRTB. Uma eventual adesão ao projeto do PSB seria a indicação da vaga para a disputa do senado. Deputado federal pelo DEM, Fernando Filho descarta qualquer aliança do grupo de FBC com o PSB em Pernambuco.  Nesse contexto, Fernando Filho deixa claro, que o seu irmão Miguel Coelho (DEM) é a aposta do pai na disputa do Palácio do Campo das Princesas. FBC pode até não se render a indicação da vaga para o senado, mas os rumores são grandes de que conversas nesse sentido já aconteceram. É aquele ditado popular: onde há fumaça, há fogo…

*********************************************

NÃO DESCARTA

Por falar nisso, o deputado federal, Ricardo Teobaldo (Podemos) é outro que pode está no Palanque situacionista em 2022. Ele pode até negar qualquer negociação, mas nos bastidores o deputado federal, Sílvio Costa Filho (Republicanos) tem feito a ponte com o governo. Presidente estadual do Podemos, Teobaldo não descarta, pois está aberto para conversar com qualquer um. Silvinho é aliado prioritário e está dentro de um mesmo projeto: fortalecer as legendas e lutar por uma candidatura majoritária: senado ou mesmo a vaga de vice na chapa governista.

*********************************************

RECEBEU

A prefeitura do Recife, na pessoa de João Campos (PSB) recebeu nesta quarta-feira (31) uma doação das Lojas Americanas, de oxímetros, máscaras e termômetros que serão utilizados no enfrentamento à pandemia. As doações ocorreram por meio de dois movimentos da sociedade civil, o Transforma Recife, que conecta quem precisa de ajuda com quem quer ajudar e já mobiliza 200 mil voluntários, e o União BR, um movimento nacional nascido durante a pandemia que já arrecadou mais de R$ 160 milhões e beneficiou mais de 9 milhões de pessoas.

*********************************************

VACINOU

A ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Brito (PSB), recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, terça-feira (30/03). Madalena agradeceu a todos os profissionais de saúde por lutarem para proteger o povo nesse momento difícil. “Graças a vocês e à ciência que nós, brasileiros, podemos sonhar com um futuro melhor. Foi com o coração cheio de alegria que recebi a primeira dose da vacina, maior esperança contra essa terrível pandemia que assola o mundo”.

*********************************************

AS VOLTAS QUE O MUNDO DÁ

Eleito prefeito de Lagoa Grande em 2012, com 58,23%, ou seja, 8.102 votos, Dhoni Amorim, tem uma trajetória tão singular que até seu momento de ascensão política parece não ter sido uma realidade vivida. Filho do ex-prefeito, Robson Amorim, Dhoni governou o município de 2013 a 2016, quando tentou a reeleição sem êxito. Ele conta que após perder a eleição, ficou desempregado e os amigos do poder se afastaram. Não fosse um amigo de Petrolina que lhe ofereceu uma oportunidade, Dhoni talvez estivesse ainda sem trabalho. Agora como caminhoneiro, em 2020, Dhoni disputou uma vaga na Câmara Municipal de Lagoa Grande pelo PSB, mas não se elegeu, obtendo apenas 95 votos. Ao Repórter do Pajeú, Itamar França, Dhoni disse que se sente orgulhoso pelo trabalho e por isso, tem agradecido a Deus todos os dias.

*********************************************

SE ARTICULANDO

Se mantiver o nome para a Alepe, o projeto político do Secretário de Saúde de São José do Egito, Paulo Jucá (PSB) pode ganha força. Ele não confirma, porém, segundo apurado, o assunto movimenta não só o PSB, como outras legendas na região. É que conversas estariam sendo feitas para que ambas caminhem juntas em 22. A articulação seria em torno do apoio do prefeito de Brejinho, Gilson Bento (Republicanos), do prefeito de Tuparetama, Sávio Torres (PTB). Comenta-se que Paulo Jucá contaria hoje com o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares (PSB), com o prefeito de Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB) e talvez o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura. Se conseguir tais apoios, Paulo terá chances reais de se eleger.

*********************************************

DIVIDIU OPINIÕES

As medidas mais restritivas de atividades entre os dias 24 e 28 de março, em Afogados da Ingazeira acenderam um debate daqueles sobre saúde e economia do município. O assunto dividiu opiniões. Foram cinco dias de comércio fechado. Após isso, o distanciamento foi flexibilizado com a reabertura gradativa das atividades. Em meio à repercussão negativa, a medida se fez necessário, porque muitos não estavam respeitando as normas, promovendo aglomerações em churrascos de fins de semana, bebedeiras e até festas fechadas.  O sistema hospitalar esgotado e profissionais exauridos, levou o MP e as prefeituras a seguirem o decreto estadual, colocando a ação em prática. Em Afogados , o prefeito comprou a briga com o meio empresarial, político e até setores da imprensa que criticaram as medidas, mas foi por uma boa causa. O resultado, veremos nos próximos dias com uma eventual redução do Corovírus.

*********************************************

PAUTA

Por falar nisso, a gestão do prefeito Alessandro Palmeira completou noventa dias nesta quarta-feira (31). No que concerne as ações realizadas nos primeiro cem dias de governo, houve uma mudança na pauta, o que acabou atrapalhando um pouco o prefeito Alessandro Palmeira. Algumas ações poderão não está na lista do anúncio, devido ao envolvimento da gestão na execução das medidas tomadas para o distanciamento social mais rígido no município. A dez dias do anúncio, Palmeira corre incansavelmente para entregar o maior número possível.

Pular para a barra de ferramentas

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4755

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4755