Blog do Itamar

COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

Após ter candidatura a governadora rifada, Marília será candidata a deputada federal – Blog do Waldiney PassosPERDEU PARA SI MESMA… – Não se sabe o que molesta dos cachorros segura a deputada federal Marília Arraes no Partido dos Trabalhadores (PT). Parece mais um cururu de banheiro. Rifada em 2018, quando estava a frente das pesquisas Eleitorais na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, recebeu de consolo o apoio de alguns petistas na disputa por uma vaga na Câmara Federal. Em 2020, lançou-se candidata a prefeitura do Recife e novamente enfrentou resistência, desta vez por parte de diretorianos locais. Teve uma votação expressiva no 1º turno e conseguiu levar a disputar para o segundo. Perdeu para sim mesma, ou melhor dizendo para a agremiação partidária a qual está filiada… Com várias indicações na gestão do governador de Paulo Câmara, muitos petistas trabalharam e votaram contra Marília. No final, nem mel e nem cabaça. Uma amarga derrota nas urnas e o enfraquecimento do PT na Capital.

*********************************

E O JOÃO CAMPOS? – Nasceu para a política. Sem muito esforço lhe caiu no colo o mandato de deputado federal as custas do nome do pai, o saudoso ex-governador Eduardo Campos (PSB). Os votos vieram por gravidade e por gratidão, através de uma túia de prefeitos que deviam favor de sobra a Eduardo. O jovem foi o parlamentar mais votado do pleito e doravante teve o nome escolhido pela legenda para disputar a prefeitura do Recife. Venceu a prima Marília Arraes nas urnas e ainda suplantou a rejeição do prefeito Geraldo Júlio e do governador Paulo Câmara, ambos do PSB que não vem bem na fita. Com a caneta na mão e muita vontade de trabalhar, o galeguim dos zói azul pode fazer a diferença e se projetar para ser governador do estado. Não fosse a idade e a exigência da lei, talvez João já fosse governador em 2022…

*********************************

PERMANECE NA AMUPE? – O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) encerra seu mandato daqui a exatamente 29 dias. Atual presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), Coimbra pode permanecer a frente da entidade por mais alguns anos, isso depende somente de uma mudança na resolução da entidade representativa dos prefeitos. Reeleito em 2019, Coimbra tem feito uma gestão de fortalecimento e defesa dos municípios. Pelo ótimo desempenho na função, acredita-se que uma eventual mudança de resolução não acarretaria em polêmicas ou questionamentos, isso porque, a entidade teria por mais um mandato, um presidente competente, dedicado e empenhado na linha de frente dos prefeitos. Nesse caso, está ou não com MANDATO, pouco importaria para os novos gestores…

*********************************

FORA DE CENA – Prefeito eleito para o quinto mandato em Quixaba, José Pereira Nunes, Zé Pretinho (Avante) tirou da cena política o vereador Antonio Ramos, Pezão (PSB). Foi justamente o socialista que o colocou na vida pública. Zé Pretinho era comerciante e foi convidado por Pezão para ser ser candidato a sua sucessão, após ter sido eleito prefeito em 1992. Ele aceitou, venceu a eleição e meses depois de assumir o mandato rompeu politicamente com Pezão que de 96 pra cá vem fazendo uma oposição ferrenha a Zé Pretinho. Na eleição deste ano, Pezão, único vereador de oposição em Quixaba não conseguiu se reeleger. A Câmara a partir de 2021 ficará sem oposição. É que os 9 vereadores que foram eleitos são do Avante de Zé Pretinho.

*********************************

DE CÁ PRA LÁ – Diferentemente de Quixaba, em Brejinho, o ex-prefeito Chico Dudu (PSB) conseguiu se eleger vereador na eleição deste ano. Chico concorreu a prefeitura em 2016 contra a prefeita Tânia Maria (PSB), mas sofreu uma derrota fragorosa. Em 2020 se aliou a José Vanderley candidato derrotado do PSB no pleito. Seu vice à época foi, Gilson Bento prefeito eleito em 2020 pelo (Republicanos). Dudu foi sexto vereador mais votado com 316 votos.

*********************************

GAL OU VICENTINHO? – Não há dúvidas de que o novo presidente da Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira será o vereador Rubinho do São (PSD). Agora a dúvida é quem ocupará os cargos, de 1º e 2º Secretários, a serem preenchidos? Rubinho terá que apresentar os nomes até o dia 1º de janeiro de 2021 para votação em plenário. Se fala em Gal Mariano (PDT) na 1ª Secretaria ou mesmo o vereador Vicentinho (PSB). O nome do veterano Erickson Torres (PSD) ainda corre por fora e pode fazer parte da Mesa Diretora, que além da condução dos trabalhos nas Sessões, também é responsável pela administração e o andamento do Legislativo.

*********************************

PAGOU CARO – Em Angelim, o ex-prefeito Marco Calado (DEM) pagou caro por não ter indicado o vereador Asa Preta em 2016, como seu candidato a sucessão. Asa Preta seria a melhor opção em 2016 para Calado que calou diante dos números das pesquisas que o apontavam como o nome mais competitivo no grupo situacionista. Asa Preta batia Douglas Duarte (PSB) em todas as pesquisas realizadas no município. Calado por sua vez escolheu Josemir (PSD) que foi derrotado nas urnas com uma diferença mínima. Vereador mais votado nos últimos três pleitos municipais, Asa Preta seria a melhor opção para Calado que calou diante dos números. Após a derrota de Josemir, Calado concorreu à eleição em 2020 e levou uma pisa de Douglas nas urnas com uma diferença maior que a de Josemir. É Calado, parece que a conta veio salgada!

*********************************

ESCONDERAM – Passado o período eleitoral vários políticos de PE contraíram Covid-19. A maioria escondeu a doença dos eleitores. Estão confinados. Eles escondem para não serem julgados culpados pelas aglomerações que provocaram o aumento da doença no Estado.

*********************************

ESTAMPARAM – Ao contrário da maioria, alguns políticos do estado divulgaram na imprensa que contraíram a doença como o ex-senador Armando Monteiro, o deputado federal Sílvio Costa Filho, o deputado estadual Rodrigo Novaes, o prefeito do Cabo Lula Cabral, entre outros.

Deixe uma resposta

Pular para a barra de ferramentas

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4755

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/blogdoitamar/www/wp-includes/functions.php on line 4755