COLUNA DO ITAMAR FRANÇA

QUEM SUCEDERÁ O LEGADO? – Na história política do Sertão do Pajeú, um novo capítulo se desenha após a partida precoce do deputado estadual e ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB). Ainda não temos uma clareza sobre as predileções no xadrez político, mas já se discute nas rodas políticas quem poderá ser o herdeiro de José Patriota na região. Nomes como Anchieta Patriota, Adelmo Moura, Marconi Santana, são lembrados. No entanto, Sandrinho Palmeira, atual prefeito de Afogados da Ingazeira, destaca-se pela proximidade com o saudoso líder. O “menino vendedor de livros” que também comercializou picolé e bolo de caco possui características que lembram seu padrinho político, e é visto como um candidato com a habilidade necessária para manter seu legado. Para muitos, Palmeira estaria na mesma linha política de habilidade e sapiência. O fato de absolver esse legado se daria também pelo fato de Afogados ser a cidade polo da região, o que daria ao socialista maior dividendo, caso viesse a disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Uma coisa é certa: Se João Campos se candidatar ao Palácio em 2026, deverá articular um nome pajeuzeiro para tentar manter as bases de Coimbra. A pergunta que persiste é: quem realmente sucederá esse legado na região?
QUEM FICA E QUEM SAI? – Por falar nisso, informações que chegam à nossa Coluna Política dão conta de que, o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB), não garante a permanência de nenhum integrante da atual equipe de governo. Eleito para o segundo mandato, Palmeira deverá realizar além das substituições, remanejamentos estratégicos para fortalecer a gestão na nova fase que terá início em 1º de janeiro de 2025. 
MAIS VOTADO – José Edson Ferreira, candidato pelo Partido Progressista (PP) com o número 11999, foi o vereador mais bem votado da história de Afogados da Ingazeira, recebendo 1581 votos. Ele fará parte da bancada de oposição na Câmara Municipal de Afogados da Ingazeira. Em 2020, ele foi candidato a prefeito, quando perdeu a eleição para o atual prefeito Sandrinho Palmeira (PSB).
MISSA DE 30º DIA – Na noite de sábado (19) será realizada a missa pela passagem de 30 dias do falecimento do ex-prefeito e ex- deputado estadual José Patriota. A celebração acontece na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados da Ingazeira. Além da presença do chefe do executivo municipal, Sandrinho Palmeira, o ato cristão contará com a presença da ex-primeira dama, Madalena Leite, dos filhos, familiares, secretários municipais, lideranças políticas e empresariais e população em geral. Patriota faleceu no dia 17 de setembro.
SE SAIU BEM – O deputado federal Carlos Véras (PT) teve um baita desempenho nas eleições municipais de Tabira. Ele não apenas elegeu o prefeito Flávio Marques (PT), como também garantiu a vitória de sua irmã, Socorro Véras (PT) que foi a mais votada na disputa pela Câmara Municipal. Flávio derrotou a atual prefeita, Nicinha Melo (PP) numa campanha que fervilhou os debates e acirrou os ânimos das militâncias. A vitória representa uma reviravolta, já que em 2020 Marques perdeu a eleição para a progressista por uma margem mínima de votos. 

PÉSSIMO DESEMPENHO – O Partido Solidariedade, liderado pela ex-deputada federal Marília Arraes, saiu das urnas em 2024 com um desempenho péssimo. Após ter eleito dois prefeitos em 2020, a sigla viu sua representatividade encolher, reduzindo-se de 2 para apenas 1 prefeito. Faltou, talvez, articulação ou o tão necessário interesse, já que a neta de Arraes é considerada uma grande força política no estado.

DE ZERO PARA 5 PREFEITOS – Quem deu uma guinada da gota no partido foi o presidente estadual do PV, o deputado Federal Clodoaldo Magalhães. Em 2024, a sigla saiu do zero e elegeu cinco prefeitos, quatro vice-prefeitos e alguns vereadores. Os prefeitos eleitos são de Pedra, Camutanga, Bom Conselho, Santa Maria do Cambucá e Itambé, marcando um passo significativo na expansão do partido.

PREFEITOS ELEITOS POR PARTIDO – PSDB saiu de 5 para 31 prefeitos, o PSB tinha 53 e elegeu apenas 31, o PP tinha 16 e elegeu 24, o Republicanos saiu de 12 para 22, o PSD tinha 14 e elegeu 18, o MDB caiu de 22 para 12, União Brasil caiu de 14 para 10, Avante caiu de 10 para 8, Podemos aumentou de 3 para 8, PT tinha 5 e elegeu 6, PV tinha 0 e elegeu 5, PL tinha 9 e só elegeu 2, PDT tinha 3 e só elegeu 1, Solidariedade tinha 2 e só elegeu 1, PRD (fusão de Patritota + PTB) tinha 18 e só elegeu 1, PCdoB tinha 2 e só elegeu 1 prefeito em 2024,

APENAS 22 VOTOS –  Em Água Branca, na Paraíba, a candidatura à sucessão do prefeito Tom, Marluce Veras (Republicanos), venceu em uma disputa acirrada, obtendo 3.474 votos (50,16%) contra 3.454 votos (49,84%) do opositor Beroaldo da Gente (União Brasil), atual vice-prefeito. A eleição foi arrochada, marcada por uma intensa mobilização, resultando na conquista de 5 cadeiras para a situação e 4 para a oposição na câmara municipal.

AGRADECEU – Reeleito para mais um mandato, o prefeito de Tavares, José Genildo da Silva, Coco de Odálio (PSB) agradeceu de coração a população afirmando que o aval concedendo a ele mais quatro anos, merece o compromisso de muito trabalho pelo desenvolvimento da cidade. Ele disse que vai fazer as ações que prometeu, realizando também ajustes na administração, corrigindo o que necessitar ser corrigido. Coco suplantou o médico e ex-prefeito Ailton Suassuna (Republicanos).

PODE AUMENTAR – O PL de Bolsonaro tem oito deputados federais candidatos no segundo turno das eleições municipais. Atualmente o partido de Jair Bolsonaro continua com a maior bancada da Câmara: 92 parlamentares.

HOJE TEM DEBATE COM OS BLOGUEIROS – Não perca o Debate com os blogueiros da Rádio Pajeú! A pauta de hoje traz os temas quentes da política e os resultados das eleições municipais em Afogados da Ingazeira e na região. fique por dentro das opiniões e análises de quem acompanha de perto os bastidores da política. O programa começa às 10h. Fui!!!!!!!!
Compartilhe:

Deixe um comentário