BASTIDORES EM MOVIMENTO – O jogo político em Pernambuco tá pegando fogo e ainda tem muita água pra rolar. A governadora Raquel Lyra e o prefeito João Campos tão mexendo as peças pra montar as chapas, principalmente pra senador e vice.
Nos bastidores, o clima é de troca-troca. Quem tava de um lado pode pintar do outro sem muita surpresa. Eduardo da Fonte, por exemplo, já é comentado perto de João, enquanto Silvio Costa Filho e Marília Arraes podem acabar reforçando o time de Raquel.
E não para por aí: até a vaga de vice pode mudar. Dependendo das alianças, gente que hoje tá no governo pode ter outro destino na eleição.
Resumo da história: ninguém sabe ainda quem vai com quem. Abril deve trazer as respostas, mas até lá é só especulação, conversa de bastidor e muito cálculo político.
RUMO INCERTO – Mesmo depois dos embates duros na última eleição, Raquel Lyra e Marília Arraes podem acabar no mesmo palanque. E isso é somente estratégia. O problema é o peso do passado. Marília bateu forte em Raquel, disse que ela não tinha posição e vivia em cima do muro. Se essa aliança sair, muita gente pode torcer o nariz e chamar de contradição. Por outro lado, tudo passa pelo espaço que João Campos vai dar. Se não tiver lugar pra Marília, o caminho pode ser mudar de lado pra seguir viva no jogo político…
Muito ZUM ZUM ZUM – Até o dia 4 de abril, o clima é de muita especulação na política de Pernambuco. Nos bastidores, vários cenários estão sendo desenhados e todos ainda abertos. De um lado, a chapa de Raquel pode vir com nomes como Marília e Silvio Costa Filho para o Senado, formando um time mais forte. Do outro, João conta com Humberto Costa e pode ter surpresas, com possíveis mudanças de aliados e novos nomes entrando na disputa. Eduardo da Fonte pode compor na segunda vaga, ou mesmo Miguel Coelho. Tem ainda quem aposte em viradas de última hora, com troca de lados e alianças inesperadas, coisa comum quando o jogo aperta. No fim, o cenário é esse: vários caminhos possíveis, nenhuma definição.
FALA POLÊMICA – O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, roubou a cena durante evento da AMUPE ao soltar o verbo sobre os altos cachês de artistas. Sem rodeio, disparou que tem artista “virando extorquidor” e deixou claro: não vai tirar dinheiro do povo pra pagar até R$ 1 milhão em show enquanto a população passa necessidade. A fala aconteceu na posse de Pedro Freitas na presidência da Amupe e repercutiu forte entre os prefeitos. No mesmo encontro, os gestores bateram o martelo e definiram um teto de R$ 350 mil para cachês pagos pelas prefeituras. A ideia é colocar freio nos gastos e evitar exageros com dinheiro público.
APOIO FECHADO – Em Dormentes, o vice-prefeito Jurandir Torres e um time de vereadores anunciaram apoio fechado ao nome de Josimara Cavalcanti para deputada estadual. A aposta é em alguém da terra, que conhece de perto a realidade do povo e já tem serviço prestado. Nos bastidores, o discurso é de união e de um projeto que vem ganhando corpo com base no apoio popular. A ideia é clara: fortalecer o Sertão e colocar uma representante da região com voz ativa na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O grupo mostra que está alinhado e disposto a entrar firme na disputa.
JUNTO DE RAQUEL – O ex-prefeito de Flores, Marconi Santana, agora é PSD. De olho numa vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco, ele escolheu o partido da governadora Raquel Lyra e entra de vez no jogo. Mesmo sendo procurado por outras siglas, Marconi bateu o martelo e fez o gesto político de se alinhar ao grupo de Raquel. Nos bastidores, ele vem ampliando apoios e ganhando espaço, se colocando como nome competitivo na disputa. A caminhada é longa, mas Marconi já mostrou que tá disposto a correr trecho pra chegar lá.
E A RECÍPROCA? – Por falar em Marconi, o ex-prefeito tem sido um dos aliados mais fiéis de Raquel no Sertão. Defende o projeto da governadora, levanta a bandeira e veste a camisa sem meia palavra. Mas nos bastidores já tem gente se perguntando: e a reciprocidade, cadê? Até agora, não se viu um gesto mais claro de Raquel na direção de fortalecer Marconi, principalmente no Pajeú. Quem conhece o estilo da governadora diz que, se não houver cobrança mais firme, o risco é ficar pra trás. A política é assim: quem não cobra, acaba sendo esquecido. Fica o alerta lealdade demais, sem retorno, pode custar caro lá na frente.
TROCA DE COMANDO – A Polícia Militar de Pernambuco fez mudanças no comando no interior. Em Serra Talhada, o tenente-coronel Fabrício Vieira deixou o 14º BPM para assumir o 5º BPM, em Petrolina. No lugar dele, entra o tenente-coronel Bosco Lourimar, vindo do 2º BIESP. Com passagens pelo 3º BPM e pelo 23º BPM de Afogados da Ingazeira, Vieira tem experiência e chega com a missão de ajudar a conter a violência em Petrolina, que tem crescido nos últimos meses.
RECADO DADO – Maior nome da oposição em Afogados da Ingazeira, Danilo Simões que hoje é empresário na cidade viveu um momento diferente na recente passagem de Raquel Lyra pelo Pajeú. Teve visita em casa, companhia na rádio e várias citações públicas, tratamento de destaque. O gesto chamou atenção porque contrasta com 2024, quando a governadora não apareceu no lançamento da candidatura dele à prefeitura. Na época, pegou mal. Danilo, por sua vez, manteve a postura. Ele segue com respeito e equilíbrio, mostrando grandeza mesmo diante dos desencontros da política… A foto é de Finfa
