“Tratar gente como gente”: o lema de vida que guia o Comandante-Geral da PMPE

O auditório da FIS, em Serra Talhada, foi palco de um momento marcante durante a solenidade alusiva aos 200 anos da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A presença do comandante-geral, coronel Ivanildo Cesar Torres de Medeiros, foi um dos pontos altos do evento, não apenas pela representatividade do cargo, mas pela postura de humildade, empatia e respeito que o oficial demonstrou diante da tropa.

Com simplicidade e um carisma que impressionou os presentes, o coronel Ivanildo fez questão de cumprimentar pessoalmente todos os policiais — ativos e veteranos — que participaram da solenidade, deslocando-se até cada um deles no recinto. O gesto simbólico reforçou a imagem de um comandante próximo, que valoriza sua corporação e reconhece a importância de cada militar na história da instituição bicentenária.

Depois de conceder entrevista ao Blog do Itamar, o comandante-geral destacou na solenidade, sua concepção de liderança baseada em valores humanos, herdada de seu pai — também militar —, cuja conduta exemplar sempre foi motivo de admiração entre os companheiros de farda.

“Quando pequeno, eu visitava os quartéis e não entendia por que a tropa do Exército Brasileiro tinha tanta admiração pelo meu pai. Depois de muito tempo, já na PMPE, descobri o motivo. Ele me disse: ‘Meu filho, o grande segredo de comandar é tratar gente como gente, é tratar o humano como humano, pois só seremos seguidos com lealdade se liderarmos com amor’. É graças a ele que hoje estou nessa missão, do mais moderno ao mais antigo”, declarou o coronel Ivanildo.

O comandante falou de importantes avanços para o Sertão pernambucano, reafirmando o compromisso da PMPE com a interiorização das ações estratégicas, destacando a implantação da DAL Itinerante e da DEIP na região, iniciativas que aproximam ainda mais a administração da corporação dos policiais que atuam nas unidades do interior.

Ele ainda afirmou que o próximo Curso de Formação de Sargentos – CFS será realizado na DINTER II, em Serra Talhada, marcando um passo significativo na descentralização da formação e na valorização da tropa sertaneja.

Com serenidade, competência e sensibilidade no comando, o coronel Ivanildo Cesar consolida-se como uma das lideranças mais respeitadas da história recente da Polícia Militar de Pernambuco — um comandante que faz jus ao legado da corporação, conduzindo-a com humanidade, respeito e amor à farda.

Compartilhe:

Deixe um comentário