FELIZ ANO NOVO!!!! – Buemba, buemba, hoje é o último dia do ano. Sou feliz por tudo que já vivi! Sou muito grato ao meu Deus por tudo que me ensinou nesse ano de 2022. Tantos aprendizados e com tantas pessoas especiais ao meu redor, apenas agradeço ao meu Senhor. Que o ano vindouro seja de bençãos e prosperidade. É o que desejamos a todos os leitores do blog, Feliz 2024!
NOITE DE ANO ERA ASSIM… – Por falar nisso, não tem como um cinquentão afogadense não lembrar das Festas de final de ano, ambas ocorridas nos idos dos anos 80 e 90 na cidade pólo do Pajeú. Nas velhas e memoráveis “Noite de Ano”, nominata criada pelos mais antigos pajeuzeiros, a festa era aguardada e bem recomendada. As famílias se reuniam de fato, numa festa de confraternização. A Praça Arruda Câmara era o centro desse aglomerado de famílias da zona urbana e rural do município. Era gente que só ‘furmiga’ arrodeando a praça. Nos logradouros mais próximos, uma túia de abacaxi, manga, laranja, melancia e as inesquecíveis garrafinhas de K-Suco, sabor morango, laranja e uva. Pra completar o saciamento do bucho, o famoso bolo de caco. Eu comia que saia empazinado, feliz da vida. Que tempo bom, que não vorta nunca mais!
AGRADECIMENTOS – Na última ‘COLUNA’ do ano, agradecer primeiramente a Deus pelo dom da vida e a todos os nossos parceiros, as prefeituras de Afogados da Ingazeira, na pessoa do prefeito Sandrinho Palmeira, a prefeitura de Serra Talhada, na pessoa da prefeita Márcia Conrado e ao governo do estado, na pessoa do competente Alexandre Gabriel, além da Casa de Saúde Evóide Moura, na pessoa de Márcia Moura. Seria ingratidão, não mencionar os nomes dos desses parceiros, que muito colaboraram com a existência desse canal de comunicação.
FIZERAM O DEVER DE CASA – Os prefeitos de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira (PSB) e a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT) fizeram bem o dever de casa, no quesito COMUNICAÇÃO, isso porque, não basta o gestor ou a gestora, só atender serviços básicos se não tiver uma boa comunicação midiática. É nesse quesito que muitos prefeitos tem o seu calcanhar de Aquiles e o preço dessa falha é a baixa aprovação e uma gestão sem um ‘Norte’. Muitos atribuem esta falta de sintonia com o cidadão devido a uma comunicação deficiente, focada apenas nos vereadores como interlocutores da gestão. E nisso acabam levando uma baita rasteira. Que o diga o ex-presidente, Jair Bolsonaro…
SÓ NOTÍCIAS NEGATIVAS… – Ao contrário de Márcia Conrado e Sandrinho Palmeira, a prefeita de Tabira Nicinha Melo (MDB) caminha sem qualquer aproximação com a imprensa. É crítica de todo lado e a Assessoria de Imprensa da emedebista parece não está nem aí. Sem ter aonde apresentar as ações de governo e levando lapada quase todo santo dia, a gestão de Nicinha tem sido muito afetada, ou seja, pouco lembrada do lado positivo. Ela pode até não se preocupar, mas o que aparece na mídia é somente críticas, denúncias e fatos negativos da gestão.
MIDIÁTICO – Um prefeito midiático virado na mucuná é o de Ouro Velho, lá no Cariri Paraibano. Ex-secretário Municipal de Saúde de São José do Egito, Augusto Valadares tem feito um auê da gota serena, numa cidade pixototinha. Dizem que está de olho na prefeitura de São José do Egito e se articula para ser o nome da sucessão do prefeito Evandro Valadares (PSB) que está no seu segundo mandato. Augusto investiu maciçamente nos sites de notícias da Paraíba de Pernambuco. Não há dúvidas de que surtiu efeito. É muito mió o eleitor e a mídia falando bem do camarada. Na boca miúda, na terra da poesia, aposto que vão lembrar da atuação dele como secretário. E quais serão as lembranças? Boas ou ruins? Na política quando o camarada não tem tem defeito, os adversários colocam…
APRESENTANDO – De tiquim em tiquim, a governadora diplomada de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vem apresentando parte da equipe de governo que irá compor a sua gestão a partir de janeiro de 2023. Todos os titulares vão tomar posse segunda-feira (2), segundo a tucana. Chama a atenção o não preenchimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, almejada pelos Coelhos e por empresários aliados do ex-senador Armando Monteiro que colaboraram com a campanha de Raquel. Acredita-se que a porta não está totalmente fechada para o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (UB), que através de nota publicada na imprensa declarou não foi convidado para integrar o time de primeiro escalão da futura governadora. Nos bastidores, as conversas giram em torno dessa articulação. Se ceder aos seus principais conselheiros, haverá novidades nos próximos nomes a serem anunciados.
PAULO, MARÍLIA, DANILO E SEBÁ… – Com o anúncio dos nomes de sua equipe ministerial, ocorrido na quinta-feira (29), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que sua gestão terá um total de 37 pastas. Parte dos nomes anunciados são do Nordeste, em especial do Estado de Pernambuco que foi bastante contemplado. Os nomes do governador Paulo Câmara (PSB), de Danilo Cabral (PSB), Marília Arraes (SD) e de Sebastião Oliveira não foram anunciados. Curioso é que todos defenderam o nome do presidente eleito. Paulo Câmara que deixa o Palácio depois de 8 anos, fez um grande gesto ao abrir de mão de disputar o senado, dando a vaga para o PT que indicou Teresa Leitão que foi eleita com larga vantagem sobre os demais concorrentes. Se sacrificaram ainda, Danilo, Marília e Sebá que fizeram palanque para o petista. Se ambos tivessem disputado a recondução do cargo certamente se reelegeriam. Agora é esperar as indicações do segundo escalão!
NÃO FOI BOM – Por falar em Paulo Câmara, o ano de 2022 não foi muito bom para o quase ex-gestor, que saiu com uma reprovação altíssima de governo, não elegeu seu sucessor e ainda ostenta a pecha de pior governador da história de Pernambuco. Eu particularmente discordo, mas respeito quem assim o denomine. O careca figurou como bola de ping-pong nos debates entre as candidatas ao palácio no segundo turno. Deixa o governo neste sábado (31/12) desgastado virado na mucunã. Rapaz bom, ético e muito sensato nas palavras. Muitos hão de criticar, mas não terão nada a dizer de seu estilo discreto e educado. Paulo nunca rebateu publicamente qualquer que seja a crítica ou denúncia estampada nos meios de comunicação. E olha que teria motivos, porque foi bombardeado. Já houve quem dissesse que muitos pernambucanos terão falta do olhudo… Será?
FUI!!!!! – Por aqui eu vou terminando esses escritos, na certeza de que estaremos em 2023 com a permissão de Deus, produzindo durante os doze meses, muitos conteúdos, opiniões e análises próprias, sem meias palavras, sem linguagem jornalística ou técnica, sem eufemismo ou construção de textos mecanizados, ajustados para agradar o leitor com a chamada formalidade gramatical. Tomém aqui num tem como o caba escrever bem porque é muriçoca que só a gota serena chupando os cambitos da gente. O caba nem taca o indicador no teclado e já recebe a espetada fina na bulacha do joelho. Tô indo, elas hoje tão esfomiadas tacando o ferrão pra riba, já pegaram inté na bola dos ói.
Deixe um comentário: