SEGUNDA PESSOA… – Não se trata de singular e plural, mas de uma eventual vitória do prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira (PSB) para um segundo mandato. Isso mudará todo o cenário político para o futuro. Palmeira passará a ser o condutor do processo de discussão e escolha do seu sucessor(a). Com todo processo ‘zerado’, aparecerão novos personagens que tentarão assento na cadeira do Executivo Municipal. Nesse contexto, a partir de 2024, o ex-prefeito e deputado estadual, José Patriota (PSB) passará a ser a segunda pessoa, sem o mesmo poder de influência de outrora… O novo líder do grupo situacionista passará a ser a criatura, que estará certamente alinhada ao criador, mas desta feita falando mais rosado e com mudanças em todo sistema administrativo. O Coimbra que é uma águia, já sabe muito bem disso.
MUDA OU NÃO MUDA? – Por falar em primeira e segunda pessoa, como anda as discussões políticas em Carnaíba? Por lá, o nome da Secretária de Ação Social, Thaynnara Queiroz era dada como certa como nome da sucessão do prefeito Anchieta Patriota (PSB). Depois de um incidente com a repercussão nas redes sociais, a coisa ao que parece desacelerou. Thaynnara não foi vista ao lado do gestor em Serra Talhada, na visita da governadora e nos bastidores já se fala na mudança do nome. Vale salientar que são apenas especulações, isso porque, o Patriota ainda não anunciou o nome da sua sucessão. A verdade é que o nome de Thaynnara foi até então bem trabalhado. Prova disso são os números colhidos em estudos contratados pelo Chefe do Executivo…
DE NOVO – Em Quixaba o nome da oposição continua sendo o do comerciante Dé de Cândido que concorreu a prefeitura em 2020 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O vereador e presidente da Câmara Neudiram Rodrigues (Avante) chegou a sinalizar um rompimento político com o prefeito Zé Pretinho (Avante), mas segundo informações de bastidores retornou a base governista.
ABSOLUTISMO TOTAL – Por falar em Quixaba o absolutismo do prefeito Zé Pretinho travou o crescimento político de vários personagens envoltos no processo eleitoral. A começar pelo vereador Venceslau Alves, Lau (Avante), majoritário com bom percentual nas últimas eleições municipais. O ex-prefeito Tião de Gaudêncio que poderia ter tentado a reeleição, depois de uma gestão bem avaliada, devolveu o bastão a José. O ex-vereador Pezão e o médico Dr. Jailson Paixão saíram cena política e Neudiran não segurou a peteca. Comenta-se para o futuro, o nome de um médico filho de uma vereadora da cidade.
SUCESSÃO EM TACAIMBÓ – Em Tacaimbó, o nome da ex-primeira dama Joelda Pereira é cotado para vencer o pleito de 2024, quando o prefeito Álvaro Marques (PT) completa seu mandato e indicará seu nome da sucessão. Joelda é esposa do ex-prefeito Washington, uma das maiores expressões políticas do município. Empresário bem sucedido, Washington tem sido bastante procurado para voltar a participar ativamente do processo político. É nesse contexto que o nome de Joelda surge com grande intensidade.
DISPUTA EM TAMANDARÉ – Há duas pré-candidaturas postas que governam ou já administraram Tamandaré. No caso da atual gestão, o prefeito Honório Carrapicho (Republicanos) já anunciou que irá tentar à reeleição. Por outro lado, na condição de ex-gestor da cidade, o empresário Ildo Hacker (PSB) é o ficha número 1 da família Hacker que tenta retomar a prefeitura. Hildo já assumiu a pré-candidatura e vem visitando as comunidades. Carrapicho, que recentemente filiou a esposa ao Progressista (PP) vem ampliando bases com o objetivo de disputar o pleito com mais estrutura política, já que em 2020, enfrentou o prefeito à época, Sérgio Hacker (PSB), liso virado na mucunã. A reviravolta se deu por vários fatores, mas o caso do menino Miguel, foi o que gerou maior repercussão negativa contra Sérgio, já que o socialista estava em meio a disputa num processo eleitoral.
SE VACILAR, OS HACKERS LEVAM… – Por falar em Tamandaré, o prefeito Carrapicho (Republicanos) tem relaxado muito. Desde o início da gestão, só realizou uma pesquisa para avaliar a sua administração. Tá igual cego em tiroteio, sem saber o norte da sua gestão e sobre a sua situação política. Enquanto relaxa, alimentado pelo excesso de confiança, os Hackers vem fazendo estudos rotineiros com pesquisas de intenção de voto para mapear as áreas, traçar metas e estratégias. Se vacilar, Carrapicho pode sofrer uma marga derrota nas urnas…
REPUBLICANOS – Depois de ter uma votação expressiva pelo PSB em 2020 para o legislativo de Afogados da Ingazeira –, e não garantir a vaga devido a outros partidários que obtiveram um melhor desempenho nas urnas, o ex-vereador Luiz Besourão busca abrigo em outras siglas da Frente Popular. O Republicanos seria uma das suas prioridades. Em 2012, ele foi eleito vereador pelo antigo PRB com 1.134 votos.
INCÓGNITA – Dois dos maiores partidos locais vivem uma incógnita. O PSD que ainda está com a Comissão Provisória Municipal desativada, mesmo com quatro vereadores no exercício do mandato. E o MDB do atual vice-prefeito, Daniel Valadares. Lá por cima, o ex-vereador José Edson Ferreira, Zé Negão (PP) tenta tirar o comando das mãos de Daniel, através da deputada federal Iza Arruda (MDB) que já veio a Afogados da Ingazeira formar as comissões. Por enquanto, a sigla não está vigente, mas o dono da bola ainda é Valadares…
Deixe um comentário: