.

Ramos Santana é eleito prefeito de Paulista

Ramos Santana, candidato do PSDB, será o próximo prefeito do município de Paulista, interior de Pernambuco, pelos próximos quatro anos. Ele venceu de Júnior Matuto, do PSB, no segundo turno das eleições 2024, realizado neste domingo (27).

O resultado final das eleições em Paulista indicou a vitória de Ramos Santana, com 120.228 votos, o que corresponde a 73,36% dos votos válidos, enquanto Júnior Matuto alcançou 43.656 votos, 26,64% dos votos válidos, conforme divulgação oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A votação nas urnas em Paulista foi ao encontro do panorama evidenciado ao final do primeiro turno, quando Santana obteve 74.092 votos dos eleitores (44,36% dos votos válidos) e Matuto, 51.213 da escolha popular (30,66%).

O atual prefeito de Paulista, Yves Ribeiro (PT), anunciou a desistência de tentar a reeleição alegando problemas de saúde. Em julho deste ano, antes do período de convenções partidárias para oficializar as candidaturas, ele informou que a decisão foi baseada em recomendações médicas e em pedidos da família.

Paulista, que era a maior cidade sob o governo do PT no estado, viu o partido apoiar a candidatura de Francisco Padilha (PDT), indicando inclusive a vice da chapa. No entanto, Padilha terminou a eleição em quinto lugar, com apenas 4,04% dos votos válidos.

A campanha em Paulista colocou a governadora Raquel Lyra (PSDB) e o prefeito do Recife, João Henrique Campos (PSB), em lados opostos, ambos disputando zonas de influência de olho na eleição para o governo do estado em 2026.

Desde o primeiro turno, Ramos contou com o apoio da governadora, que utilizou o cargo para fortalecer sua articulação política. Além disso, mais discretamente, ele também recebeu o apoio de Yves Ribeiro.

Por outro lado, Matuto, filiado ao PSB, partido do prefeito João Campos, recebeu um vídeo de apoio ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Compartilhe:

Deixe um comentário